NO QUE CREIO


Creio:

1. Em um único Deus Infinito, eternamente subsistente em três Pessoas distintas: Deus o Pai, Deus o Filho e Deus o Espírito Santo.

2. No Pai que gerou o Filho desde a eternidade e que é Onipotente, Onipresente, Onisciente, Moralmente Perfeito e Espírito Puríssimo, sem corpo, partes ou paixões.

3. No Filho, uma só Pessoa Divina em duas naturezas completas, distintas e inseparáveis (a natureza divina, que Ele possui desde a eternidade e a natureza humana, que Ele assumiu em Sua encarnação), em Sua concepção virginal, morte, ressurreição corporal e ascensão ao céu. 

4.  No Espírito Santo procedente do Pai e do Filho e que inspirou a Escritura Sagrada, a Palavra de Deus e única regra inerrante, infalível e suficiente de fé e prática.

5. Na depravação total do homem, o qual, desde a Queda, está corrompido em todas as suas partes e é, em Adão (o representante federal da humanidade no Pacto de obras) e por seus pecados atuais, culpado ao inferno eterno.

6. Que desde a eternidade, Deus elegeu, não em razão de algo previsto por Sua presciência ou por algum conhecimento médio, mas unicamente por Sua Soberana Vontade, pessoas que por Ele são livremente justificadas e, no devido tempo, por Ele chamadas, regeneradas, santificadas e adotadas.

7. Na expiação limitada que alcança apenas os eleitos de Deus, unicamente pelos quais, Cristo (o representante federal dos eleitos no Pacto da Redenção) morreu.

 8. Na graça irresistível e na total impossibilidade do homem escolher a Deus por seu livre arbítrio ou por uma graça preveniente resistível.

9. Na perseverança dos santos, de modo que é impossível que alguém que Deus regenerou decaia da salvação.

10. No estado intermediário das almas, somente ou no Céu ou no Inferno, na ressurreição dos mortos, na Segunda Vinda de Cristo, corpórea e visível, no Juízo final e na vida eterna em glória dos justos e na condenação eterna dos ímpios.




Nenhum comentário: